Mais um pedaço do império do setor de energia da General Electric, outrora sem paralelo, está girando, à medida que o gigante da indústria em dificuldades continua diminuindo o tamanho e tentando reduzir a dívida.

A ABB, com sede em Zurique, concluiu a aquisição da GE Industrial Solutions (GEIS) em um acordo no valor de cerca de US $ 2,6 bilhões. GEIS é o negócio global de eletrificação da empresa.

“Estamos muito satisfeitos em receber a GE Industrial Solutions na ABB”, disse o CEO da ABB Ulrich Spiesshofer em comunicado. “A combinação reforça a posição da ABB como líder mundial em eletrificação e acelera nosso crescimento e competitividade em mercados importantes, principalmente na América do Norte. Como um dos negócios originais de Thomas Edison, o GEIS é o berço da eletrificação – um legado que preservaremos e construiremos, agora que o GEIS faz parte da ABB. ”

O GEIS será integrado à divisão de produtos de eletrificação (EP) da ABB, liderada pelo presidente do PE, Tarak Mehta, como uma nova unidade de negócios chamada Soluções Industriais de Produtos de Eletrificação (EPIS). Stephanie Mains, que anteriormente era Presidente e CEO do negócio da GE Industrial Solutions, liderará a nova unidade de negócios como diretora administrativa.

Como parte da transação, a ABB estabeleceu um relacionamento estratégico de fornecimento de longo prazo com a GE para fornecer produtos e soluções de todo o portfólio da ABB. Está incluído na aquisição um direito de longo prazo de usar a marca GE.

“Os portfólios de produtos da GE Industrial Solutions e da ABB são altamente complementares. Juntos, teremos um portfólio combinado abrangente, além de uma presença global expandida, força de vendas e rede de distribuição ”, disse Mehta. “Estamos comprometidos em atender a base instalada do GEIS e agora poderemos oferecer uma oferta mais avançada tecnologicamente e conectada digitalmente a nossos clientes em todo o mundo. Juntos, fortaleceremos a posição # 2 da ABB em eletrificação globalmente e expandiremos nosso acesso ao atraente mercado norte-americano. ”

A venda do GEIS ocorre logo após uma rodada aparentemente interminável de desinvestimentos da GE. Na semana passada, a GE anunciou que estava vendendo seus negócios de energia distribuída para a empresa de private equity Advent International por quase US $ 3,3 bilhões.

A empresa de tecnologia com sede em Boston anunciou anteriormente que estava vendendo sua participação na empresa de serviços petrolíferos Baker Hughes, que acabou de comprar em uma enorme fusão há quatro anos. A GE também está vendendo uma parte de seus negócios de assistência médica, bem como outras transações.

O valor de mercado da GE caiu tanto que foi removido da Dow Jones Industrials no mês passado. A empresa faz parte da lista do mercado de elite há mais de 100 anos.